As Crônicas de Gelo e Fogo

Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

As moradas (adaptadas) de Deus.

Imóveis de 80% das igrejas são impróprios, diz professor

A "imensa maioria" dos templos que proliferaram em São Paulo nas últimas décadas funciona em lugares "adaptados", que não oferecem condições de segurança, segundo o professor da PUC-SP Edin Abumanssur, autor do livro As Moradas de Deus, sobre o espaço físico de Igrejas pentecostais na capital. "Entre 80% e 90% dos locais em que as Igrejas se instalaram não são adequados a abrigar o fluxo de pessoas que recebem. A maior parte das igrejas da cidade é mantida pelos próprios fiéis, geralmente em comunidades carentes, com preocupação mínima sobre a adequação do espaço físico", afirma.

Não há dados atualizados sobre o número de templos que têm alvará para funcionamento na capital - o último levantamento do Departamento de Controle do Uso de Imóveis (Contru), de 1998, apontava cerca de 4 mil templos na capital. Apenas 186 tinham alvará.

Originalmente construídas para outros fins, as instalações hoje servem de palco para cultos que reúnem entre dezenas a algumas centenas de fiéis. Segundo o pesquisador, que percorreu cerca de 70 templos de Igrejas pentecostais da capital, exemplos assim se reproduzem por toda a cidade, especialmente na periferia. Abumanssur afirma que, com a diminuição da oferta de cinemas ou teatros desativados para instalação de igrejas, caiu também o nível de segurança nos templos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Nenhum comentário: