As Crônicas de Gelo e Fogo

Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

CINECLUBE CULTURA - OUTUBRO - 2008


CLÁSSICOS DA COMÉDIA AMERICANA

Dia 11 – sábado
Satã jantou lá em casa ( The Man Who Came to Dinner, EUA, 1941)
Direção de William Keighley
Com Bette Davis, Ann Sheridan, Monty Woolley, Billie Burke, Jimmy Durante. P/b. 112 min.
Um escritor famoso sofre um acidente durante uma visita a uma cidade do interior e é obrigado a ficar confinado na casa de uma família. Com seu gênio difícil, provoca problemas, mas também resolve situações.
"Satã jantou lá em casa" é uma adaptação fiel da peça de sucesso da Broadway escrita por Moss Hart e George S.Kaufman, que se inspiraram no crítico Alexander Woollcott. Eles imaginaram o que esse sujeito irascível passaria se sofresse um acidente e tivesse de se hospedar numa casa de desconhecidos.
Todos os personagens são inspirados em pessoas reais: Lorraine, na famosa atriz da Broadway Gertrude Lawrence; Beverly em Noel Coward; Banjo em Harpo Marx. O papel de uma secretária tímida e sem graça era totalmente o oposto do que Bette Davis estava acostumada a representar. O papel central ficou a cargo de Monty Wooley, o melhor amigo de Cole Porter.
Extra: Antes do filme será exibido uma animação da séria Looney Tunes.


Diversão em Hollywood (Hollywood Steps Out, EUA, 1941)
Cor, 7min 38seg.
A ação se passa em uma casa noturna de Hollywood, chamada Ciro´s, onde aparecem várias celebridades do mundo artístico. São divertidas caricaturas de personalidades como Wallace Beery, Humphrey Bogart, James Cagney, Bing Crosby , Douglas Fairbanks, Henry Fonda, Errol Flynn, Clark Gable, Greta Garbo, Judy Garland, Cary Grant, Oliver Hardy, Sonja Henie, J. Edgar Hoover, Boris Karloff, Buster Keaton, Kay Kyser, Dorothy Lamour, Peter Lorre, Myrna Loy, Groucho Marx, Harpo Marx, William Powell, Tyrone Power, George Raft, Cesar Romero, Mickey Rooney, Ann Sheridan, Jimmy Stewart, Leopold Stokowski, Lewis Stone, The Three Stooges(Os Três Patetas), Spencer Tracy, Johnny Weissmuller.


Dia 12 - domingo
Nascida ontem
( Born Yesterday, EUA, 1950 )
Direção de George Cukor
Com Judy Holliday, Broderick Crawford, William Holden, Howard St. John, Frank Otto.
P/b. 102 min.
Harry Brock (Broderick Crawford) é um empresário que prosperou negociando ferro-velho. Ele chega a Washington com a amante, Emma "Billie" Dawn (Judy Holliday), uma inculta ex-corista que não tem noção do que acontece nem está envolvida nas negociatas do marido. Harry teme que ela seja inconveniente, enquanto ele "negocia" com políticos, e contrata um repórter, Paul Verrall (William Holden), para mudar o comportamento de Emma. Mas professor e aluna se apaixonam e ela aprende a pensar sozinha, causando problemas inesperados ao namorado.
Judy Holliday já havia interpretado a personagem Billie Dawn na versão montada na Broadway. O filme ganhou o Oscar de Melhor Atriz (Judy Holliday), além de ter sido indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro e Melhor Figurino - Preto e Branco.


Dia 18 – sábado
Beija-me, idiota! ( Kiss Me, Stupid!, EUA, 1964 )
Direção de Billy Wilder
Com Dean Martin, Kim Novak, Ray Walston, Felicia Farr, Cliff Osmond, Barbara Pepper.
P/b. 126 min.
Um cantor (Dean Martin), após findar sua temporada em Las Vegas pega a estrada para participar de um especial de TV em Los Angeles, mas acaba tendo de mudar sua rota, pois houve um acidente e a rodovia está bloqueada. Desta forma, terá de passar por Climax, uma pequena cidade de Nevada,onde um frentista e um professor de piano, que são parceiros em várias canções, sonham ter suas obras aceitas por cantores de sucesso. Sendo assim, eles farão tudo para mostrar ao famoso visitante, as canções que compuseram.


Dia 19 – domingo
Levada da Breca ( Bringing Up Baby, EUA, 1938 )
Direção de Howard Hawks
Com Cary Grant, Katharine Hepburn, Charles Ruggles, Walter Catlett, Barry Fitzgerald.
P/b. 102 min.
Um pacato paleontólogo passa a ser o alvo preferido de uma rica herdeira, que faz com eles vivam uma interminável sequência de confusões.
Este é o 3º de 4 filmes em que os atores Cary Grant e Katharine Hepburn trabalharam juntos. Os demais foram Vivendo em dúvida (1935), Boêmio encantador(1938) e Núpcias de escândalo (1940).


Horário: 20 horas
Local: Oficina Cultural de Uberlândia - Sala Roberto Rezende
Pça. Clarimundo Carneiro, 204 – Fundinho
Cineclube Cultura é um projeto de caráter cultural, sem fins lucrativos.


Em Novembro

Paul Newman: profissão ator

Nenhum comentário: