Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Livro - Os Votos de Deus – Evangélicos, Política e Eleições no Brasil

Organizado por Joanildo Burity, pesquisador e diretor de Pesquisas Sociais da Fundação Joaquim Nabuco e Maria das Dores Campos Machado, socióloga e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vem à tona para preencher uma lacuna na literatura acadêmica sobre religião e política, pouco explorada na Ciência Política brasileira.

Dividida em sete capítulos, a publicação é uma coletânea de textos que articulam a discussão teórica sobre as distinções entre Igreja e Estado, Público e Privado, Religião e Política e o papel da religião nas democracias liberais contemporâneas. Entre os autores, Chantal Mouffe, Leonildo Silveira Campos, Ari Pedro Oro, Júlia Miranda e Newton Gaskill.

Os artigos acadêmicos abordam temas como A Igreja Universal e a Política; Religião, Voto e Instituições Políticas: Notas sobre os Evangélicos nas Eleições 2002; Políticos de Cristo: Uma Análise do Comportamento Político de Protestantes Históricos e Pentecostais no Brasil; Religião, Democracia Liberal e Cidadania.

Os artigos chamam atenção para questões que são enfrentadas por pesquisadores e cientistas políticos que estudam e discutem as conseqüências da mobilização política e eleitoral dos diferentes grupos evangélicos para a democracia brasileira.

(236 páginas, Editora Massangana/Fundaj)
Preço: R$ 20,00


Fonte: Fundação Joaquim Nabuco.

Nenhum comentário: