As Crônicas de Gelo e Fogo

Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Cineblog (2) - Metrópolis.

Metrópolis é considerado por muitos, senão pela maioria, como um marco na produção cinematográfica de ficção científica. Mais um clássico produzido por Fritz Lang.
A ambientação da película se dá em uma cidade futurística, século XXI, ano 2026 – já ouvi comentários de que Metrópolis foi uma influência na composição do cenário de Blade Runner – O caçador de andróides, não sei, mas faz sentido –, que apesar do progresso, as contradições, a dualidade burguesia X proletariado está presente do início ao fim. O que será que Lang estava querendo dizer? Será que ele estava “profetizando” que, apesar da Revolução Russa – a película é de 1927 –, do socialismo ganhar rosto, tomar forma, o capitalismo prevaleceria e permaneceria robusto ainda por muitos e muitos anos?
Voltando ao filme, enquanto uma sociedade progressista habita a mega-cidade, o funcionamento da mesma se dá em algo parecido com catacumbas – igual às romanas. Temos duas sociedades bem definidas. Exploradores (cabeça) e explorados (mãos). E no meio da bagunça, uma esperança, quase messiânica, em que aguarda-se a vinda de um mediador. Daí o epigrama: “O mediador entre a cabeça e as mãos deve ser o coração”.
Podemos dizer que algumas coisas, poucas aliás, parecem ser ou ter sido feitas para permanecerem atuais mesmo com o passar do tempo. Metrópolis é uma delas. Vale a pena conferir.
Mais: http://www.cineplayers.com/critica.php?id=168, http://pt.wikipedia.org/wiki/Metropolis_(filme)

Viajando um pouco mais: dá pra notar uma semelhança entre a Metrópolis e a torre acima e Gothan City com a Torre Wayne, de Batman - Begins? A inspiração da torre - de Metrópolis - foi na famosa obra Torre de Babel do pintor flamengo Pieter Brueghel, do século XVI.

Nenhum comentário: