As Crônicas de Gelo e Fogo

Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Guia rápido das mudanças da reforma ortográfica

O desaparecimento do trema e de acentos passa a valer no dia 1º.Imprima o guia do G1, cole na agenda ou deixe ao lado do computador.

Simone Harnik
Do G1, em São Paulo

As novas regras ortográficas passam a valer no dia 1º de janeiro de 2009. Para você se acostumar com as mudanças, o G1 elaborou um guia rápido com as principais alterações na escrita, como o desaparecimento do trema, a queda de acentos e os novos padrões para uso do hífen. A idéia é que você imprima, cole em sua agenda, no caderno, ou deixe ao lado do computador.

Baixe aqui o guia para impressão (O arquivo está em pdf e ocupa uma página no formato A4. Você pode ver o guia nesta página, abaixo do texto)

De acordo com o decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, até 2012 valem as duas formas de escrever: a antiga e a nova. No Ano Novo começa o chamado “período de transição”. Portugal, que também aprovou o acordo ortográfico adotará as novas regras até 2014.

O guia rápido traz as mudanças que já estão definidas. Ainda há exceções - por exemplo, no uso do hífen - que deverão ser discutidas entre as Academias de Letras dos países que falam a língua portuguesa. Espera-se que a Academia Brasileira de Letras organize um vocabulário até fevereiro de 2009.

Vale lembrar que o que muda é a grafia. Ou seja, nada de pronunciar “lin-gui-ça”. A fala continua a mesma, mesmo sem os dois pontinhos em cima do “u”.

Fonte: G1.

Nenhum comentário: