Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Feliz sexta-feira 13

Os 'piores' vilões dos filmes de terror

Por Sérgio Alpendre, do Cineclick

Sem os vilões, o cinema de terror não teria a menor graça. Por causa deles, ficamos debaixo do lençol esperando o sono chegar (ou, com medo de Freddy Krueger nos apanhar nos sonhos). Confira agora nossa seleção com alguns dos mais conhecidos vilões que barbarizaram nas telas de cinema:

Sexta-feira 13 é sempre uma data emblemática para tudo que pode dar errado, principalmente quando jovens ativos sexualmente são envolvidos. Em uma das séries mais bem-sucedidas do cinema de terror, Jason Voorhees faz o diabo: mata impiedosamente, morre, ressuscita, e até briga com outro vilão clássico, Freddy Krueger, em um filme bem divertido que promove o encontro dos dois.

Michael Myers é o vilão de "Halloween", filme inaugural de outra série de sucesso. Como quase sempre acontece, o primeiro é bem melhor que os seguintes, ainda mais porque seu diretor é o especialista John Carpenter ("Fantasmas de Marte"). É daqueles duros de matar, mas talvez essa seja a grande graça dos vilões que nos assombram desde os anos 70.

O boneco Chucky carrega consigo boa dose de humor. Não por acaso, os dois últimos filmes com o personagem podem muito bem provocar tantas risadas quanto sustos. É um dos personagens mais marcantes do cinema de horror, com sua cara de plástico, sempre sorrindo e cheio de cicatrizes.

Se ficamos acordados, tememos. Se dormimos, tememos mais ainda o que talvez seja o grande vilão do horror moderno, o carismático e brutal Freddy Krueger. Criação de Wes Craven para "A Hora do Pesadelo", Krueger, vivido por Robert Englund, se tornou uma marca tão forte com sua camisa listrada que é difícil se livrar de suas ações assustadoras. Elas não podem nos atingir fisicamente, mas mentalmente o estrago é inevitável.

Jigsaw, o vilão da série "Jogos Mortais", segue aterrorizando público e críticos, embora de maneiras diferentes. Tudo porque a imprensa especializada insiste em atacar seus intentos, e por conseqüência todos os cinco longas da série, enquanto o público delira com cada nova continuação.

Nenhum comentário: