As Crônicas de Gelo e Fogo

Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Dica de Leitura: O Mundo do Antigo Testamento.

"A palavra arqueologia deriva de duas palvras gregas, archaios, que significa 'antigo', e logos, que significa 'palavra', 'assunto', 'relato', ou 'discurso'. Arqueologia significa, literalmente, 'relato (ou discurso) de assuntos antigos', e de quando em quando as pessoas usam-na para referir-se à história geral antiga. Comumente, porém, arqueologia aplica-se às fontes da história, desconhecidas até que as escavações as trouxeram à luz.

(...)

Os eruditos discordam quanto à propriedade do termo 'arqueologia bíblica'. Dizem alguns que arqueologia é arqueologia (...). Crêem que deveríamos empregar outro termo, como 'arqueologia palestina', ou então 'a arqueologia e a Bíblia'.

(...)

Os principais recursos, financeiros e de pessoal, dos projetos arqueológicos nas terras bíblicas nunca vieram de organizações ou instituições eclesiásticas. Vieram de universidades, museus ou de outras fontes privadas. (...) Não obstante, as igrejas e suas instituições deveriam procurar participar o quanto puderem.

Prova a arqueologia que 'a Bíblia é verdadeira'? Não exatamente. O que é verdadeiro é que a arqueologia tem aumentado nossa confiança nos amplos esboços do relato bíblico. As descobertas arqueológicas têm sustentado muitas declarações específicas encontradas no texto sagrado. Muitas vezes a arqueologia tem sido útil na refutação aos ataques dos céticos. Todavia, muita coisa da Bíblia tem que ver com questões relativamente particulares, pessoais, as quais a arqueologia não pode verificar. E quanto mais recuamos na história, tanto menos evidências encontramos." (p. 66 e 67)

O Mundo do Antigo Testamento
Autores: J.I. Packer, M.C. Tenney e W. White, Jr.
Editora Vida, 9ª impressão, 2004, 188 páginas.

Este livro desvenda os mistérios do mundo antigo, baseado no mais recente conhecimento arqueológico, histórico, linguístico e teológico.

Nenhum comentário: