As Crônicas de Gelo e Fogo

Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Cinema onde Hitchcock viu seus primeiros filmes pode virar Igreja Universal

Atores e vizinhos protestam contra transformação do local

Por Marcelo Forlani, em 20/04/2009.

Uma notícia triste para esse feriadão. Continua sem um final feliz a novela da transformação do EMD Cinema, localizado na zona noroeste de Londres, em mais uma sede da Igreja Universal do Reino de Deus.
Não está entendendo o por quê da nossa bronca? O local, construído no fim do século 19, foi palco de uma das primeiras exibições cinematográficas do Reino Unido e foi lá que Alfred Hitchcock assistiu a dezenas de filmes durante sua juventude e se iniciou na sétima arte.
O EMD foi comprado pela Universal em 2003. Depois de uma primeira ação da vizinhança, que não tem outro cinema para ir, não foi dada permissão à igreja para transformar o antigo cinema e casa de shows (tocaram por lá Beatles, Rolling Stones e Buddy Hole) em uma nova sede para os cultos.
Vazio desde que foi comprado, o local tem sido constante alvo de squatters, os ocupantes que entram em locais abandonados, algo que não é considerado crime segundo as leis do país.
Na noite do último sábado, atores, membros da associação McGuffin Film Society e pessoas que moram no bairro se reuniram para mais um protesto, acendendo velas em frente ao EMD. O Omelete, sempre interessado no culto ao cinema, se junta à lista de apoiadores do movimento de renovação do EMD como local de exibição de filmes.
Fonte: Omelete.

Nenhum comentário: