As Crônicas de Gelo e Fogo

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quarta-feira, 28 de maio de 2008

Indústria do cigarro e campanha anti-tabagismo

Apartir de 2009, o Ministério da Saúde veiculará nova campanha anti-tabagismo com imagens que provoquem aversão aos aspirantes a fumante. São dez novas fotos que serão veiculadas nas embalagens de cigarros, dentre elas um cadáver, um feto no cinzeiro e um pé com gangrena. O alvo principal destas campanhas – é a terceira safra de imagens desde que o governo passou a adotar esta estratégia – são os jovens que, segundo estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS), iniciam o consumo, em média, aos 15 anos. Por esse motivo a OMS considera o tabagismo uma doença pediátrica.
A indústria do tabaco vale-se de pesquisas para aumentar suas vendas. A cor usada nos maços é escolhida para criar determinadas percepções: vermelho passa a idéia de sabor forte, verde conota frescor e branco, saúde e segurança. Aqui cabe uma observação: se o branco passa a idéia de saúde e o Ministério da Saúde realiza campanha anti-tabagista mostrando os males causados pelo consumo do tabaco, porque não proibir maços de cigarros com esta cor?

O Ministério da Saúde realizou estudos para medir a reação dos jovens diante das fotos escolhendo as que causaram mais impacto. Além da foto e frases de alerta, a campanha estampará nos palavras-chave, como horror, perigo e enfarte, em letras maiores.

Notícia do Yahoo!

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